terça-feira, 3 de novembro de 2009







Material

Cola Cascorez Extra
Primer para metais Corfix (base água)
Fritadeira ou panela velha
Pincel e Tesoura
Papel para Découpe Corfix (à escolha)
Tinta Relevo Corfix, na cor desejada
Tinta acrílica Corfix, nas cores desejadas para dar o acabamento no trabalho
Cascorez Resistente à Umidade

Modo de Fazer

Passe duas demãos de Primer para metais, Corfix, na fritadeira toda inclusive por dentro, deixando secar bem entre uma demão e outra.

Depois de bem seco, dê duas demãos de tinta acrílica Corfix, na cor desejada, na fritadeira toda, inclusive por dentro, deixando secar muito bem entre uma demão e outra.

Recorte o papel para découpe Corfix e cole-o na fritadeira, à seu gosto, com cola Cascorez Extra.
Dê o acabamento no trabalho, desenhando flores e folhas pequenas, com tinta acrílica Corfix e com tinta relevo Corfix. Depois de bem seco, dê duas demãos de Cascorez Resistente à Umidade, no trabalho todo, deixando secar muito bem entre uma demão e outra.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O homem joga fora tudo que acredita não ter mais serventia para ele, tudo aquilo que julga ser “Lixo”. No entanto, se formos examinar o tão “afamado” lixo, veremos quanta “riqueza” é desperdiçada além de que, quando se lança algo fora, não se pensa se causará ou não algum dano à Natureza e quanto tempo levará para se decompôr totalmente.
Vejamos, por exemplo, o “Tempo de Decomposição” de alguns materiais:

Na Terra :

Plástico ----- Pode levar Cem Anos.
Alumínio ----- Pode levar Milhões de Anos.
Cigarros ----- Demora Dois Anos.
Jornais ----- Demora cerca de Duas à Seis Semanas.
Vidro ----- Leva mais ou menos Um Milhão de Anos, até virar areia novamente.
Pneus ----- Tempo Indeterminado.
Longa Vida ----- Demora mais de Cem Anos

No Mar :

Luvas de Algodão ----- Demoram cinco meses
Papel Toalha ----- Leva de duas à quatro semanas
Caixa de Papelão ----- Demora Dois Meses
Boia de Isopor ----- Demora Oitenta Anos
Lata de Alumínio ----- Demora Duzentos Anos
Garrafa PET ----- Leva Quatrocentos e Cinquenta Anos
Fralda Descartável ----- Leva Quatrocentos e Cinquenta Anos“

Sempre que se formos descartar algum lixo devemos lembrar que o lixo gerado por nós representa apenas uma pequena parte da “imensa montanha” formada todos os dias por resíduos industriais, resíduos de construções civis, de mineração, da agricultura, entre outros, pois de todo lugar sai lixo.
Falamos da necessidade do homem se conscientizar de que deve praticar, constantemente, os três R´s para diminuir a poluição do ar, do solo e da água. Ele deve saber, ainda, que essa sua atitude consciente e responsável vai colaborar para reduzir a necessidade de novas áreas para aterros sanitários, e também vai ajudar a diminuir a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. Os recursos naturais serão poupados, pois o lixo separado vai ser reciclado e transformado, novamente, pelas indústrias em matéria-prima baixando assim os custos do produto final que será consumido por nós.
O que não podemos ignorar é que o lixo precisa ser devidamente separado e coletado, reaproveitado ou reciclado antes de ser descartado.
A Natureza é a base da vida, mas tem-se observado que a destruição através da contaminação e degradação dos ecossistemas cresce vertiginosamente, quase que de maneira incontrolável.
É necessário reduzir, urgentemente, o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado, a curto prazo, para todo o Planeta.
Nosso papel é fornecer elementos que sirvam de modelos para que o homem tenha idéias novas e melhores para “Reciclar” e para proteger o nosso Planeta.