terça-feira, 5 de junho de 2012

MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Hoje é dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada em 1972, em virtude do encontro da ONU (Organização das Nações Unidas) para tratar de assuntos ambientais que envolvem o Planeta, onde a pauta principal era a degradação que o homem vinha causando ao Meio Ambiente, acarretando riscos para sua própria sobrevivência e de futuras gerações.
Desde então muito se fala sobre preservação do meio ambiente e pouco se faz a respeito e a poluição vai tomando vulto ao ponto de quase não se ter mais domínio sobre ela.
De que adianta se falar sobre o não desmatamento se o homem não se preocupa com isso, se não cumpre as leis? Leis ????? Pra que leis???? Será que é preciso “ameaçar” o homem com castigos para que ele preserve o que lhe é mais caro? A Natureza.
O homem depende totalmente da natureza, pois ele faz parte dela e é dela que ele tira a matéria prima pra tudo que produz! Mas, nessa “gana” de produzir, de modificar, de crescer ele vai devastando tudo, de maneira irresponsável, sem pensar nas conseqüências de seus atos. O homem não se preocupa em usar com moderação, com responsabilidade e nem se interessa em repor tudo que retira da natureza e aqueles que deveriam ser os seus defensores, os seus guardiões “fingem” que punem os infratores e fazem vistas grossas quando vislumbram benefícios e vantagens para si!
Talvez seja por isso que o dia de hoje amanheceu chuvoso!!!!! São lágrimas da Natureza pelo estrago que lhe estão causando, pela tristeza de saber que seus dias estão contados, que nosso Planeta tende a se acabar!!!!!! Até quando teremos água na Terra? Nossas matas ainda resistirão durante quanto tempo?
O lixo... Ah! O lixo! Esse vilão está tomando conta das ruas, dos rios, de todos os cantos possíveis e impossíveis da Terra! Os homens reclamam das enchentes, da poluição, dos perigos que provém dos amontoados de lixo à céu aberto, mas são eles mesmos que descartam o lixo nas ruas, nas calçadas, nos terrenos baldios, etc. sem se preocuparem com os resultados da sua falta de respeito, da sua falta de educação, de sua inconseqüência!
É preciso saber que só conseguiremos a conscientização da humanidade do estrago que estão causando à Natureza e à si mesmo, através da educação.
Há necessidade de se fazer um trabalho de conscientização nas cidades, nos bairros, nas favelas, principalmente nas escolas, procurando educar nossas crianças para que aprendam a ser cidadãos responsáveis e a amar e respeitar a Natureza.
Se cada um fizer a sua parte e procurar preservar a natureza teremos, futuramente, um mundo muito melhor!