domingo, 16 de janeiro de 2011

Educação X Meio Ambiente

Estamos numa época de muitas chuvas e, sempre que o céu escurece, nosso coração se aperta quando pensamos naqueles que sofrerão com as enchentes que sempre acompanham os temporais.
Quando a tragédia se abate, todos só se lembram de criticar os prefeitos, os políticos em geral, mas... será que não existe algo mais que provoca todas essas tragédias? Ninguém se lembra da "falta de educação" daqueles que fazem do mundo sua "lata de lixo"... jogando, tudo que não lhes serve mais, nas ruas, nos canteiros dos jardins públicos, nos córregos, rios, etc.
Eu mesma já presenciei um fato ocorrido num local em que existe um córrego que "serve de depósito de lixo", não só dos moradores da região, como dos "vândalos" que trazem de longe seus lixos para jogar alí, sem se preocuparem com a população do bairro. Vi quando o caminhão da Prefeitura veio retirar a "montanha de lixo" e, nem bem este saiu, já havia gente jogando entulho no mesmo local!
Há que se educar, se reeducar aqueles que, inconsequentemente, fazem das ruas, dos logradouros públicos suas lixeiras, sem pensar que eles próprios serão vítimas de seus atos, porque não dizer, de vandalismo!
As águas das chuvas não encontram vazão não só por causa do excesso com que caem nesta época do ano mas, muito mais ainda, pelos escombros que encontram em seu caminho! O próprio homem procura suas desgraças!
Será que um dia teremos a felicidade de ter um povo mais educado, mais respeitoso consigo mesmo, com seus semelhantes, com a Natureza, com nosso Planeta?
Se cada um procurar se reeducar e educar nossas crianças, desde a mais tenra idade, com certeza poderemos deixar para nossos filhos e netos, como legado, um mundo muito melhor!

Respeitem e ensinem nossas crianças a respeitarem as matas, os rios, os lagos, os córregos, enfim, o Meio Ambiente, o nosso Planeta!

O Homem e o Meio Ambiente

Na “trajetória evolutiva” o homem vai deixando, juntamente com os “Rastros do Progresso” os rastros do “Lixo”, da “Poluição” e da “Extinção de Plantas e de Animais”, decorrentes dos “Maus Hábitos” desenvolvidos no “passar dos tempos”
Visando minimizar esse processo de destruição, venho lutando pela “conscientização” do Homem da necessidade de se reeducar, de buscar de todas as formas “Preservar a Natureza e o Meio Ambiente”.
É preciso que o Homem se conscientize de que deve reduzir ao máximo o consumo de materiais difíceis de se decomporem na natureza e que tudo pode ser reutilizado ou reciclado, evitando assim o acúmulo exagerado de lixo que vem ocorrendo em nosso Planeta. O homem deve se reeducar e deixar de jogar lixo nas ruas, nos rios, lagos, etc, lembrando-se das consequências desse seu ato e de que estas não serão apenas para os outros mas para si e para sua família também. Deve se conscientizar de que ele pode utilizar os “Recursos da Natureza” com moderação, sem desperdício, racionalmente e que cabe à cada um procurar “descobrir” uma maneira de fazê-lo, pois uma sociedade bem educada, responsável e cônscia de seus deveres sabe que não deve gerar lixo e sim materiais para reciclar. Selecionando o lixo, estará colaborando para diminuir a poluição, concorrendo para reduzir a necessidade de novas áreas para aterro sanitário. Essa atitude estará colaborando para a diminuir a proliferação de insetos e roedores responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças.
O lixo separado será reciclado e transformado, pelas indústrias, em matérias primas novamente, fazendo com que os recursos naturais sejam poupados, reduzindo assim o custo dos produtos finais para o consumidor.
O conceito fundamental para um bom gerenciamento dos resíduos é fazer uso constante dos três "Rs": Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
Como Reduzir?
Dando preferência ao uso de embalagens retornáveis ou recicláveis; evitando o desperdício de qualquer produto ou alimento planejando bem suas compras; pegando carona ou usando transporte coletivo sempre que possível e procurando usar papéis reciclados para suas escritas.
Como Reutilizar?
Separando tudo que pode ser reutilizado, tais como sacolas plásticas, sacos de papel ou plástico, vidros, papéis de embrulho ou de presentes; reutilizando o verso das folhas de papel para rascunho; procurando consertar objetos antes de pensar em jogá-los fora, doando ou vendendo tudo que possa ser reaproveitado pelos outros, inclusive aparelhos eletrônicos, fogões, mesas, sapatos, roupas, etc.
Como Reciclar?
Retornando o lixo para o ciclo da produção seja ele industrial, agrícola ou artesanal.
Para reutilizar o lixo orgânico é possível fazer a compostagem doméstica, transformando o lixo em adubo caseiro, para as plantas.

A Natureza é a Mãe da Humanidade, cuide bem dela para que ela não seja destruída!